Home
/
Notícias
/
Salvador
/
Setur-BA atua no São João com receptivo típico, pesquisa turística e apoio aos festejos
Setur-BA atua no São João com receptivo típico, pesquisa turística e apoio aos festejos
Por Redação
18/06/2025 às 16:00

Foto: Ascom/Setur-BA
Visitantes nacionais e estrangeiros que desembarcam no aeroporto de Salvador para curtir o São João da Bahia, na capital ou no interior, são surpreendidos pelo receptivo típico da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Eles se deparam com um trio de forró e dançarinos de quadrilha junina, que fazem apresentações no Posto de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações sobre a festa e outros atrativos baianos. O clima contagia os viajantes, que tiram selfies e gravam vídeos, embalados pelo ritmo nordestino.
“Visito o Brasil há quatro anos e é a primeira vez que venho passar o São João na Bahia. Estou com muita expectativa porque soube que as pessoas dançam, saem juntas pelas ruas e há muita união entre as famílias. Esse tipo de cultura me interessa. Por isso, vim conhecer a festa em Salvador”, relatou o chinês Fred Xingie, 35 anos.
“Estive nos festejos juninos de Cruz das Almas e estou de volta à cidade. Lá é bom demais e não fica devendo nada a outros lugares do Brasil que eu já conheci”, elogiou o paraibano Sabino Soares, 47 anos.
“Vivi a experiência do São João no oeste baiano, mas, desta vez, optei pela capital. Vim para descansar e curtir um pouco da festa, que acho muito legal, especialmente a dança”, completou a paulista Rejane Sanches, 49 anos.
O receptivo da Setur-BA acontece, também, na rodoviária e no SAT Pelourinho, que funciona no Terreiro de Jesus. “É uma forma de apresentar ao turista o acolhimento único dos baianos e, ao mesmo tempo, oferecer uma representação do maior São João do Brasil, que acontece em toda a Bahia. Além da festa, o visitante encontra atrativos de diversos segmentos nas 13 zonas turísticas do estado”, explicou a coordenadora do SAT, Patrícia Seabra.
Durante o São João, a secretaria realiza a pesquisa de demanda turística em Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Jequié, Lençóis, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Serrinha. São levantadas informações sobre o perfil do visitante, origem, meios de transporte e hospedagem e gasto médio, além da avaliação dos serviços utilizados. O órgão ainda apoia a realização de festejos juninos em 300 municípios, com uma diversidade de atrações.
Relacionadas
Ver maisCom efetivo de mais de 2,5 mil PMs, São João do Parque de Exposições tem balanço positivo na Segurança
24/06/2025 às 22:00
Por Redação
São João no Subúrbio movimenta economia local e valoriza tradição
24/06/2025 às 20:00
Por Redação

